Seca



A film by Maria Augusta Ramos
A NOFOCO FILMES Production, Brazil 2015

Depois de se embrenhar pelos corredores dos tribunais (Justiça, Juízo) e pelas estreitas vielas de uma favela carioca (Morro dos Prazeres), a cineasta Maria Augusta Ramos se aventura pela imensidão da paisagem sertaneja em Seca, seu mais recente documentário. Seca trata de um assunto tão urgente quanto necessário: a escassez de água, observada em uma região do Brasil onde a população convive com o problema de forma aparentemente endêmica.


Maria Augusta Ramos abandonou os ambientes claustrofóbicos que marcaram seus trabalhos mais recentes para abraçar a amplitude do cenário do sertão pernambucano. A câmera percorre a região de Pajéu enquanto acompanha um carro pipa que, associado a um programa do Governo Federal, percorre vários municípios abastecendo a população local com água. O resultado é uma espécie de road movie documental capturado em cinemascope, formato usado pela primeira vez pela cineasta.

O que a diretora não abandona é o olhar agudo, construído por planos longos, que permite uma imersão no tempo e no espaço habitado por seus personagens, ao mesmo tempo em que revela os aspectos políticos da questão da água no Brasil. (“Água aqui é ouro” e “Água para o povo ou para meia dúzia de gado dos outros?” são algumas das frases entreouvidas ao longo do filme).

Ao mesmo tempo em que se mantém fiel a um estilo de cinema documental, Seca representa um sopro de renovação na obra da cineasta, que se mantem rigorosa, crítica e profundamente política, mas valendo-se de novas ferramentas para atingir seus objetivos.