Futuro Junho

Futuro Junho

A cineasta Maria Augusta Ramos continua a radiografar a realidade social e política brasileira com uma
câmera clínica e direta em Futuro Junho, seu mais novo documentário. André Perfeito, analista financeiro;
Alex Fernandes, metroviário; Anderson dos Anjos, metalúrgico; Alex Cientista, motoboy: quatro homens
seguidos no dia a dia particular de cada um, semanas antes da abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014.


Se a realizadora antes construiu novas formas de olhar para os ambientes dos tribunais públicos (Justiça
e Juízo), para a relação das comunidades cariocas com a polícia (Morro dos Prazeres) e para uma situação
calamitosa de luta pela sobrevivência (Seca), em Futuro Junho ela estrutura uma visão múltipla sobre o dia a
dia de algumas pessoas em São Paulo às vésperas do mais aguardado evento esportivo do mundo. São figuras
da vida real que, ao longo do filme, expõem utopias e desilusões diante dos desafios que lhes surgem a cada
instante. Entre imagens aéreas de prédios infinitos e instantes de intimidade em casa ou no trabalho, o filme
se constrói na pluralidade de vivências urbanas e nos paradoxos e contradições da sociedade brasileira.
A fotografia de Camila Freitas e Lucas Barbi e a montagem de Karen Akerman auxiliam na expressividade
e na distância necessárias para que Maria Augusta Ramos se aproxime de cada personagem sem, para isso,
tomar seus espaços. Futuro Junho se afasta do que registra para então ficar mais perto.

Os espaços também se tornam personagens ao refletirem as personalidades dos trabalhadores em cena.
O ambiente frio do mercado financeiro, o barulho ensurdecedor de uma linha de montagem, o risco das
andanças de moto pelo trânsito de São Paulo ou a tensão com as forças policiais durante um movimento
grevista dão a tônica do filme.
Futuro Junho, sétimo longa-metragem de Maria Augusta Ramos, sedimenta a maneira singular da cineasta de
se equilibrar entre a urgência dos temas que aborda e a potência política da forma estética de seus filmes.
(Marcelo Miranda)


Grupo e produção


Written and directed by
Maria Ramos</h4>
Director of Photography
Camila Freitas
Lucas Barbi

Sound
Gabi Cunha
Ricardo Zollner

Editor
Karen Akerman

Sound editing/mixing
Edson Secco

Line producers
Cristina Alves
Claudia Priscila
Marina Torres

Commissioning editor VPRO
Barbara Truyen

Producers
Jan de Ruiter
Niek Koppen
Maria Ramos

a Nofoco Filmes,
<a href=”http://www.selfmadefilms.nl” target=”_blank”>Selfmade Films</a>
and <a href=”http://www.vpro.nl/” target=”_blank”>VPRO</a> production
with support of the
<a href=”http://www.mediafonds.nl/” target=”_blank”>Dutch Cultural Media Fund</a>